Mais que professores, uma fonte de saber:

José Walter, Montezuma, Paula Gomes, Clésio, Fernando, Hélio.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Profº Clézio - 2º AM - Física

TERMODINÂMICA

01 - Na praça da matriz em pleno clima de festa da padroeira de moraújo, três alunos do 2ºAM da EEM Huet Arruda, resolvem ir à barraca da paroquia. Chegando ao balcão, Ailton os atende. Thiciane pede um sorvete, Dalila pede uma Canja e exige que seja em um copo de vidro, Paulo Vitor pede uma cerveja em lata. Thiciane percebe que embaixo do balcão existe uma garrafa termica. Sobre a situação acima e usando os seus conhecimentos de Física responda:

a) Teça uma comentário sobre os processos de propagação do calor envolvidos na garrafa térmica.

b) Que tipo de transformação gasosa a garrafa termica é um exemplo ?

c) Ao abrir a cerveja a lata tende a diminuir a temperatura, o que acontece com a energia interna ?

d) Qual estado de agitação da moléculas do copo de vidro ? Sólido, liquído ou gasoso ?

e) Teça um comentário sobre a venda de bebidas alcoolicas à menores de dezoitos anos ?


Aproveite a oportunidade e leia esta poesia de minha autoria
um físico apaixonado

Quando estou perto de ti

sinto uma energia
de um espírito extremamente radioativo
com um poder de penetração altíssimo
mal me aproximei
Fui atingido

Quando estou perto de ti
Sinto uma energia
que não se contém
nem é contida
nem se dissipa

A matemática fica inexata
o círculo vira quadrado
o quadrado vira triângulo
o triângulo vira trapézio
e o universo fica pequeno

quando estou perto de ti
não há cálculos de integrais
nem de derivadas
nem função limite
que explique

quando estou perto de ti
só a química explica
você é meu metal
e eu sou seu ametal
é pura afinidade eletrônica
com você
sem catalisador
a reação ocorre

quando estou perto de ti
sinto uma energia
que não se curva
nem perde a forma
ela está entre os atritos
e as forças resultantes

quando estou perto de ti
nem a termodinâmica explica
é pura energia interna
nosso amor é adiabático
mas há troca de calor com meio
porque quem passa perto sente

quando estou perto de ti
o coração nunca está em M.H.S
movimento harmônico simples
ele esta sempre acelerado
somente o pensamento esta M.U
sempre constante

quando estou perto de ti
só a relatividade de einstein explica
o espaço se contrai
e o tempo dilata muito mas rápido

Quando estou perto de ti
sinto uma energia
sem dimensão
sem medidas
essa energia é você que irradia
quando voçê mostra sua utupia

quando estou perto de ti
a ilusão vira sonho
o sonho se realiza
o matemático vira literato
o intelectual vira alienado
e eu fico apaixonado.

prof. Clézio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário