Mais que professores, uma fonte de saber:

José Walter, Montezuma, Paula Gomes, Clésio, Fernando, Hélio.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Profº JOSE WALTER - 1º BN GOIANA

LIXO ESPACIAL

Lixo espacial é o nome dado aos objetos criados na Terra e lançados à órbita que após desempenharem suas funções permanecem em volta do planeta inutilmente. O lixo espacial possui desde luvas e ferramentas até pedaços de satélites, naves, foguetes e outros.

Os objetos que estão inutilmente em órbita são bastante perigosos tanto onde estão, por colocarem em risco a "vida de astronautas, quanto para os satélites de comunicações que estão em órbita e para a vida no planeta, pois podem a qualquer momento entrar na atmosfera e atingir algo ou alguém. Esses objetos são projetados para serem destruídos ao tentar adentrar na atmosfera, alguns objetos conseguem passar pela atmosfera e atingir áreas habitadas comprometendo a área e a saúde das pessoas.

Por incrível que pareça, existem aproximadamente nove mil fragmentos inoperantes sobre o planeta, quantidade essa que tende a aumentar com o passar do tempo, já que os lançamentos são constantes. Apesar de existir a preocupação com o lixo espacial, não existem métodos eficientes e econômicos para resolver ou amenizar o problema.

Infelizmente não há nada que obrigue o país ou a instituição privada que lança algo no espaço e deixa o lixo por lá, a assumir as responsabilidades por qualquer problema proveniente de lixos espaciais que provocam danos no espaço ou dentro do planeta. A legislação nesse ponto é falha, pois nada relata a respeito desse grave problema. Também não é interesse para nenhum país desenvolvido que sejam criadas regras que limitem seus lançamentos ou suas ações espaciais.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


Ilustres alunos, baseando-se na leitura do texto e das imagens como você analisa a situação apresentada para o futuro do planeta Terra ?
Organizem-se em equipes com no no máximo três alunos e boa atividade!


Ps: "Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."                                                                  Friedrich Nietzsche




2 comentários:

  1. As pessoas lançam objetos ao espaço por isso é criado o lixo espacial e nós podemos ser atingidos por um deste objetos e os satélite correm o mesmo risco.
    Equipe: Fco Carlos(6), Helder(7), Manoel Neto(20)

    ResponderExcluir
  2. Eu imagino que no futuro este planeta vai sofrer um grande problema devido estes pequenos objetos que estão sendo jogados sobre o nosso planeta. E através destes nos sabemos que com isso vêm muitas doenças perigosas como cancer de pele e queimaduras no corpo devido a temperatura e tambem o aquecimento global. No futuro bem proximo pode haver conplicações devido a quantidade de objetos jogados no espaço.

    Equipe:Junior(9) Fransquinha(4) Antª Maria(1) Germano Freire(12)

    ResponderExcluir